Pão de Queijo Entra no Menu Escolar de Pouso Alegre

Em uma jogada que mistura inovação e tradição o pão de queijo entra no menu escolar de Pouso Alegre, Minas Gerais. Com um robusto aporte financeiro superior a R$ 6 milhões, o projeto visa não apenas diversificar a merenda escolar, mas também imergir os estudantes na cultura .

Inclusão Cultural e Nutricional

A iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Educação, destaca o pão de queijo como um elemento chave na dieta dos alunos, servido mensalmente. Este passo não só celebra a identidade mineira, mas também enriquece o valor nutricional da merenda, oferecendo um importante carboidrato que serve como fonte de energia essencial.

Abrangência e Investimento

O programa alcança aproximadamente 15.000 alunos distribuídos em 34 escolas públicas da cidade. Nas escolas da cidade são servidas perto de 700.000 refeições por mês. O significativo investimento de mais de R$6 milhões em três trimestres do ano letivo de 2023 demonstra o comprometimento da administração municipal com a qualidade da alimentação escolar.

Diversidade no Cardápio

Além do pão de queijo, a merenda escolar de Pouso Alegre tem se destacado pela inclusão de tilápia, um peixe conhecido por ser rico em ômega 3 DHA, um ácido graxo essencial para a saúde. Diante disso esse elemento adicional no menu não só varia a dieta como promove uma alimentação mais rica e balanceada.

Nutrição e Educação Alinhadas

Sob a orientação de nutricionistas, a alimentação fornecida nas escolas é meticulosamente planejada para atender às necessidades de crianças e adolescentes. Luciana Pereira, a nutricionista responsável, enfatiza a prioridade dada à sustentabilidade e diversidade agrícola regional, assegurando uma dieta saudável e adequada.

Interessantemente, os pães de queijo servidos nas escolas são produzidos pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Assim com práticas de responsabilidade social e reintegração o pão de queijo entra no menu escolar de Pouso Alegre. Com isso este aspecto garante não só a qualidade nutricional dos alimentos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mas também contribui para a recuperação e reintegração social dos envolvidos na produção.

Cultura e Nutrição de Mãos Dadas

A inclusão do pão de queijo no menu escolar de Pouso Alegre é mais do que uma medida alimentar; é uma celebração da cultura mineira, um investimento na saúde dos estudantes e um passo em direção à responsabilidade social. Portanto este programa exemplifica como a alimentação escolar pode ser uma ferramenta de educação, saúde e inclusão cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima